Políticas de Ética
Política de Ética
Orange Journal está comprometido com a observância de altos padrões de comportamento ético e a tomar todas as medidas possíveis contra qualquer conduta profissional inadequada em todas as etapas do processo de publicação da revista. Segue as diretrizes e melhores práticas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) (Comitê de Ética de Publicações), que é uma organização que oferece conselhos e recursos sobre todos os aspectos da ética em publicações e conduta inadequada em pesquisa.
Orange Journal adere às Core Practice (Práticas Principais). Também segue os Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing (Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica). Ambas publicadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
A seguir, descrevemos cada um dos aspectos relacionados à declaração de ética e boas práticas do Orange Journal.
Monitoramento de Má Conduta. O Editor está comprometido em manter altos padrões éticos e tomar todas as medidas possíveis contra qualquer conduta profissional inadequada em sua publicação. O plágio é estritamente proibido. Os autores, ao submeter um manuscrito, declaram que é original e inédito e também que não foi submetido a outras revistas nem copiado ou plagiado, total ou parcialmente, de outras publicações, para o qual devem enviar a carta de compromisso assinada na qual aceitam ceder os direitos de publicação e distribuição.
Os manuscritos submetidos pelos autores são revisados preliminarmente pelo editor da publicação, à luz da política editorial da revista e dos requisitos estabelecidos nas diretrizes para autores. Se algum manuscrito não atender a essa revisão inicial, será devolvido aos autores para ajuste e reenvio.
Para tratar um caso de plágio, o Orange Journal segue os Diagramas de Fluxo do Committee on Publication Ethics (COPE).
O processo de detecção de plágio da revista será o seguinte: 1) Todos os manuscritos serão verificados com software anti-plágio usando o Turnitin. Se o documento apresentar uma alta porcentagem de similaridade: O autor do artigo plagiado será notificado, evidências documentais (relatório do software) serão enviadas e uma resposta será solicitada. Se os autores forem encontrados culpados de plágio: a) O editor da revista onde o artigo original plagiado foi publicado e os autores do artigo plagiado serão informados; b) O Orange Journal publicará uma retratação oficial do artigo; c) O Orange Journal não publicará nenhum outro artigo dos autores envolvidos no plágio por um período de 5 anos.
Qualquer violação ética relacionada ao documento será resolvida utilizando os protocolos estabelecidos nos Diagramas do Committee on Publication Ethics (COPE).
Autoria e Contribuição. A autoria pertence àqueles indivíduos que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, design, execução ou interpretação do artigo. Todos os indivíduos que contribuíram de forma significativa para o artigo devem ser mencionados como co-autores. Outras pessoas que contribuíram para outras partes substanciais da pesquisa devem ser reconhecidas ou listadas como contribuintes. O autor principal tem a responsabilidade de incluir todos os co-autores e colaboradores no artigo e garantir que todos os co-autores tenham revisado e aprovado a versão final do documento para publicação.
Quando a autoria de um artigo é compartilhada, deve-se declarar formalmente que: a) Todos os autores contribuíram intelectualmente para a elaboração do mesmo; b) Concordam com o conteúdo do manuscrito; e c) O trabalho não foi publicado anteriormente em qualquer outra revista ou formato.
Os autores devem garantir que os dados apresentados no artigo são precisos e não foram alterados para verificar ou responder às hipóteses ou suposições formuladas. No Orange Journal, com o objetivo de cumprir a transparência na pesquisa e garantir a associação de seus trabalhos com sua autoria, solicitamos aos autores o código ORCID (Open Researcher and Contributor ID) (Identificador Aberto de Pesquisador e Colaborador).
Reclamações e Apelações. O Editor responderá o mais rápido possível a qualquer reclamação gerada durante o processo editorial. A comunicação será realizada por e-mail para orangejournaloficial@gmail.com de forma confidencial. Se a situação não puder ser resolvida, será tratada pelo Comitê Editorial em pleno.
Conflitos de Interesse. Autores que enviam um manuscrito para o Orange Journal, os editores e os revisores das publicações da revista devem declarar por escrito a existência de qualquer relação entre os autores do artigo e qualquer entidade pública ou privada que possa criar um potencial conflito de interesse que possa interferir na objetividade ou integridade de uma publicação.
Conflitos de interesse são situações que podem ser percebidas como exercendo uma influência indevida na apresentação, revisão e publicação de um trabalho. Estes podem ser de natureza financeira, não financeira, profissional, laboral, contratual ou pessoal. Esperamos que qualquer pessoa que suspeite de um conflito de interesse não revelado em relação a um trabalho publicado ou em consideração pelo Orange Journal informe ao editor ou envie um e-mail para orangejournaloficial@gmail.com.
Análise de Dados. O Orange Journal apoia a transparência e a abertura em relação aos dados, códigos e outros materiais associados à pesquisa. Os autores devem manter registros precisos de backup para permitir que outros entendam, verifiquem e reproduzam novas descobertas. Além disso, os autores devem fornecer acesso a esses dados e armazená-los em um repositório adequado para que outros possam compartilhar e utilizá-los.
Supervisão Ética e Declaração de Privacidade. Nomes e endereços de e-mail inseridos no site do Orange Journal serão usados exclusivamente para os fins declarados desta revista e não estarão disponíveis para qualquer outro propósito ou para qualquer outra parte. Os dados coletados de usuários registrados e não registrados desta revista estão dentro do escopo do funcionamento padrão das revistas revisadas por pares. A equipe editorial da revista coleta essas informações apenas na medida necessária ou apropriada para cumprir o propósito da interação do visitante com a revista. Inclui informações que possibilitam a comunicação para o processo editorial; as quais são usadas para informar os leitores sobre autoria e edição do conteúdo e permitem a coleta de dados agregados sobre comportamentos dos leitores.
Dados que ajudarão no desenvolvimento desta plataforma de publicação podem ser compartilhados com seu desenvolvedor Public Knowledge Project de forma anônima e agregada, com exceções apropriadas, como métricas dos artigos. Dados não serão vendidos por esta revista ou PKP nem usados para fins diferentes dos aqui indicados.
Autores publicados nesta revista são responsáveis pelos dados de sujeitos humanos incluídos na pesquisa informada aqui. Aqueles envolvidos na edição desta revista buscam cumprir com os padrões da indústria para a privacidade dos dados, incluindo as disposições do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia para os "direitos dos titulares", que incluem (a) notificação de violação; (b) direito de acesso; (c) direito ao esquecimento; (d) portabilidade dos dados; e (e) privacidade por design. O GDPR também permite o reconhecimento do "interesse público na disponibilidade dos dados", o que tem uma relevância especial para aqueles envolvidos em manter, com a maior integridade possível, o registro público de publicações acadêmicas.
Propriedade Intelectual. Documentos enviados pelos autores serão considerados originais e não publicados. Também será entendido que não estão atualmente sob consideração para publicação em nenhum outro lugar. Portanto, ao submeter o artigo, o autor declara expressamente que: a) O artigo submetido não foi publicado nem está em processo de avaliação para publicação em outra revista; b) Não foi relatada a publicação de uma versão anterior como working paper (ou "literatura cinza") ou em um site; c) Todos os autores conhecem e concordam com seu conteúdo; e d) O autor cede os direitos de publicação à revista.
Orange Journal é de acesso aberto, gratuito e livre. O conteúdo dos artigos publicados na revista é de exclusiva responsabilidade dos autores, e, portanto, não reflete necessariamente o pensamento do Comitê Editorial da revista.
Autores que contribuem para o Orange Journal aceitam publicar seus artigos sob uma licença Creative Commons CC-BY 4.0, permitindo a terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, e remixar, transformar e desenvolver o material, para qualquer propósito, inclusive comercialmente, desde que seja dado o crédito apropriado, que seja fornecido um link para a licença e que se indique se foram feitas alterações. Pode-se fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciador o endosse ou endosse seu uso.
Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, com os direitos de primeira publicação concedidos ao Orange Journal.
Gestão da Revista. O Orange Journal está dedicado à publicação de artigos sob os mais altos padrões de qualidade e ética. Além disso, adere aos Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica do Committee on Publication Ethics (COPE).
No Orange Journal, mantemos esses padrões de comportamento ético em todas as etapas da publicação e com todos os membros de nossa revista, incluindo: o autor, o editor da revista, o revisor e a editora.
a) Obrigações e Responsabilidades Gerais do Editor. O Editor é a pessoa responsável, quando necessário, por tudo relacionado a: artigos publicados na revista e sua qualidade; decisões no processo editorial, manutenção de registros associados aos artigos, autores e revisores; confidencialidade dos dados individuais, melhoria contínua da revista; resposta às necessidades, críticas, reclamações e sugestões de leitores, autores e revisores. Além disso, atuará em defesa da liberdade de expressão. b) Relações com os Autores. O Editor aceitará ou rejeitará um artigo de acordo com sua relevância para a cobertura temática da revista, originalidade, sua condição de inédito e conformidade com as normas de publicação. O Editor apenas se retratará de uma decisão tomada quando houver argumentos que o justifiquem. c) Relação com Editores de Revistas. O Editor promoverá a relação acadêmica com editores de outras revistas. d) Relações com a Equipe Editorial. O Editor estabelecerá diretrizes sobre as responsabilidades do comitê editorial, mantendo uma comunicação contínua com seus membros. e) Relação com os Leitores. Quando apropriado, o Editor informará sobre a(s) fonte(s) de financiamento das pesquisas publicadas e seu papel nessas pesquisas. Da mesma forma, o(s) autor(es) devem expressar isso explicitamente.
Processo Editorial e Avaliação por Pares. O Editor protegerá a identidade dos revisores e estabelecerá o que se espera deles; além disso, garantirá que o processo de avaliação seja confidencial, justo, imparcial e adequado à disponibilidade dos revisores.
A Revista Orange Journal, por ser uma revista arbitrada, submete todos os artigos recebidos a um rigoroso processo de avaliação por pares acadêmicos externos, nacionais e internacionais, especialistas nas temáticas, sob a modalidade de dupla anonimidade; o que ocorre em várias etapas e leva de dois a três meses, dependendo da quantidade de manuscritos recebidos. Se algum dos revisores identificar conflitos de interesse, deve manifestá-los para não ser considerado. O Editor resolverá os conflitos de interesse dentro de um prazo peremptório.
Quanto ao processo de avaliação, o Comitê Editorial estuda os artigos que atendem às condições estabelecidas para os autores. Se o artigo não atender a essa revisão inicial, será devolvido aos autores para ajuste e reenvio.
Subsequentemente, o artigo é enviado a revisores que pertencem à área de conhecimento do tema. O material é enviado aos revisores sem o nome do autor ou autores. Da mesma forma, o autor ou autores não conhecerão o nome dos revisores.
Após receber o parecer favorável ou desfavorável dos revisores, a equipe editorial decide sobre a publicação do artigo. O parecer dos revisores será comunicado aos autores, que devem atender às observações e sugestões para a publicação do artigo dentro do prazo indicado pelo comitê editorial.
Discussões e Correções Posteriores à Publicação. Discussões sobre trabalhos publicados por leitores serão aceitas por meio de cartas ao editor. Quando apropriado, o Editor divulgará críticas sobre qualquer trabalho publicado na revista, permitindo que os autores apresentem seus argumentos. Isso será feito por meio de cartas dos autores endereçadas ao Editor.
Correções a um artigo já publicado serão consideradas somente se a lista de autores / colaboradores estiver incorreta; ou seja, se um autor merecedor foi omitido ou se alguém que não atende aos critérios de autoria foi incluído.